4.14.2013

Bolsas primaveris




  


Reproponho duas bolsas que fiz no ano passado e que me parecem boas para esta primavera que se fez desejar.
Volto para o jardim. É preciso aproveita! Bom domingo, boa semana.

4.04.2013

Flores e aves no meu jardim

 Narcisos
 Um dos milhares de visitantes que se alimentam das sementes das nossas plantas, mas, sobretudo, do pão do nosso cão! Todos amigos, todos felizes!
  
 Erva cidreira para o nosso chá. 
Um íris sob a magnólia. 
 Mais narcisos...

 Plantas de orégãos.
 Sobre o pessegueira a apreciar a paisagem...







4.01.2013

Bolo de avelâs e chocolate decorado com pasta de açúcar

      Preparem-se para uma sessão (ou melhor sucessão) de fotografias que ilustram a  confeção e decoração de um bolo cuja receita reinventei (como quase sempre). Os ovos são fresquinhos, vindos directamente do galinheiro. O açúcar (amarelo, cheirosinho, o melhor para os meus bolinhos), chocolate em pó, avelãs moídas, farinha com fermento)...
       Escolhi uma chávena para servir de medida. Usei uma medida e meia de açúcar (não gostamos de bolos excessivamente doces) que bati com cinco gemas de ovos,
três colheres de azeite extra-virgem (com o menor grau de acidez possível),
 seis colheres de leite
e um generoso cálice de vinho do Porto. Bati, bati e tornei a bater com convicção até  obter um creme fofo e esbranquiçado. 
       De seguida, juntei as avelãs moídas, duas colheres de chocolate em pó e duas chávenas de farinha (que peneiro sempre para evitar os grumos), a que previamente tinha juntado uma colherzinha de fermento em pó.

      Seguiu-se uma pausa, enquanto a máquina batia as claras em castelo. No fim, virei a taça ao contrário para fazer a prova (estavam firmes, visto que não caíram para o chão).
 




      Com muito cuidado, envolvi-as no preparado anterior. Tudo pronto (ou quase!). Acendi o forno a 180º e coloquei a massa na forma previamente barrada com manteiga e polvilhada com farinha.


      Cansadinha, preparei um chazinho para beber, visto que para rechear e barrar o bolo havia uma lata de leite condensado cozido (menos enjoativo do que o simples e já prontinho).  
      Do workshop de decoração de bolos (sim, sim, gastei o dinheiro duns sapatos nisso, mas paciência, há que ver o lado positivo da "coisa", tive um serão muito agradável com duas colegas de trabalho)  trouxe duas bolas de pasta de açúcar que foram suficientes para uma decoração pascoal.
       Amassei, amassei, voltei a amassar, estendi  sobre papel vegetal polvilhado de farinha maizena a parte branca da massa.
       Convém deixá-la com uma espessura considerável para não se notarem os eventuais defeitos do bolinho, mas eu sou do contra, neguei-me a comprar os perfeitinhos pães de ló de compra e não gosto muito desta pasta que cobre o sabor genuíno do bolos, pelo que a estiquei ao máximo.
       Com a parte rosa da pasta, fiz umas pequenas decorações com o único apetrecho desta nova "indústria" que comprei: uma forma de silicone com figuras que, combinadas entre si, deverão dar para fazer dezenas de bolos diferentes.

      E aqui está a única fotografia decente tirada já a noite ia longa e ainda antes dos toques finais. 

Ingredientes:


5 ovos
1 chávena e meia de açúcar amarelo
200 g de avelãs moídas
2 chávenas de farinha com fermento
1 colherzinha (de chá)de fermento em pó
2 colheres de chocolate em pó 
6 colheres  (de sopa) de leite
3 colheres  (de sopa) de azeite extra-virgem

1 cálice de vinho do Porto